ZINE DEATH METAL #48

Novembro 2023

Magazines

O ZINE DEATH METAL vem provando a cada ano que passa,  a sua seriedade, compromisso e resistência. Não é fácil chegar a 16 anos e com cinquenta edições lançadas.

Mas venho aqui falar da edição 48 de novembro de 2023.  São 64 páginas em português ( a partir desse número serão duas versões, e não mais português/inglês como antes),  formato A4 com lombada e numa excelente qualidade gráfica em preto e branco. Outra mudança nessa edição é a inclusão de biografias, que não estava sendo possível devido a limitação de páginas. Temos; HRAD, JUMPSCARE, MALEVOLENT AGE, PAINFUL, PESTICIDE, VAZIO, FLAMMAE, HELLFROST, SABIENDAS, SILVERTONGUEDEVIL e ABNUE.

O editor Andrêy Ferraz vem utilizando sabiamente as redes sociais, divulgando seu trabalho através de vídeos e interagindo com seus leitores, onde há uma votação para escolha da banda de capa de cada edição. E foi assim que a banda TORCHES OF NERO foi a escolhida. Esses filhos malditos de Cain vem se destacando na cena brasileira com seus trabalhos e apresentações com ícones do Black Metal como Ancient Rites e Morrigan. Uma excelente entrevista! “Imbecil é o homem que deposita sua esperança de vida eterna em um homem crucificado “.

Ainda falando dessa interação direta com o leitor, foi criada a sessão ” O Leitor Perguntou!” , onde nesta edição  o Andrêy  responde cinco perguntas da leitora Cibele Fernandes.

Algo que me chamou bastante atenção foi as entrevistas com as  bandas gringas, onde sua grande maioria diz não se importar com o cristianismo dentro do Metal. Fazendo uma pergunta padrão em todas as entrevistas,  as respostas foram uma surpresa e tanto,  ou talvez, nem tanto,  não é de hoje que sabemos que para  muitas bandas gringas, Metal Extremo é  “só música”. Algumas respostas:

– “…não me importo com crenças religiosas. O mesmo se aplica a qualquer abordagem musical relacionada à religião.” VOMIT SPELL (Alemanha).

– “Honestamente não nos importamos com essas coisas.” SÓL (República Tcheca)

– “…gostei muito de alguns álbuns de uma banda chamada Saviour Machine  e as letras eram muito cristãs,  mas a música era realmente ótima “. SKOGNATT (Alemanha).

– “Se a religião está presente na música, tudo bem…se eu tivesse um  problema com os  cristãos,  também teria com as pessoas que estão com o diabo.. ” CENTENARY (EUA)

– Mas, em geral, acho que cada um pode pensar, rezar ou celebrar o que quiser…”CASKET (Alemanha)

– “…mesmo que eu não concorde com coisas religiosas,não me importo se alguém escreve letras com temas religiosos para músicas de black metal. ” ANDARTAR (Reino Unido)

– “Eu simplesmente não me importo o suficiente com qualquer coisa religiosa para formular uma opinião..” ALDORFREA (Reino Unido)

Em contrapartida, bandas como INFHELL, blackned grind/death metal dos EUA demonstra toda sua ira as religiões e principalmente a religião islâmica. Um banda polêmica com uma postura que incomoda.  Fato esse que foram proibidos de tocar no Maryland Fest.  Algumas narrativas : “Black Metal cristão soa como piada…Temos algo pior que essa besteira cristã aqui. Temos esse Black metal arco-íris por aqui…. Eles chamam todo mundo de nazista.  Mesmo que você seja negro, hispânico ou judeu…” A única cena real por aqui é a  cena satânica hispânica. Todos os headbangers brancos e negros por aqui, 90% são gays…não nos importamos…mas eles precisam parar de julgar todo mundo.” 

A BEATRIX  da Finlândia, fazendo seu Black Thrash, também demonstra seu desprezo a todas religiões, porém o entrevistado Mantis, cita como gosto pessoal  Trouble, Sevent Angel e considera as letras apenas como histórias.(!!!)

Um dos pontos altos é a entrevista com os holandeses do ALTAR! Falando do seu  início, oriunda da junção de duas bandas, passando pelos clássicos trabalhos,  os desentendimentos internos e as idas e vindas da banda.

Mas falando de Brasil, ainda conferimos entrevista com os paulistas do KANVASS falando da trajetória da banda, bem como, satanismo,  filosofia e todos seus pensamentos filosóficos.  Temos também o Death Thrash do HEAD KRUSHER discorrendo entre diversos assuntos,  suas turnês pela América do Sul e Europa.

Como sempre, as resenhas se fazem presente.

Vida longa aos zines impressos e um salve ao ZINE DEATH METAL!!!

https://www.facebook.com/share/r/vjKrcJx4sK2n89Co/?mibextid=xCPwDs

.